quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal em Nova York

Natal em Nova York revela cenários cinematográficos. No fim de ano na Big Apple, visite cenários que você só conhece pelos filmes.Poucos endereços são tão convidativos no Natal quanto Nova York. A neve que costuma dar as caras nesta época do ano faz a máxima “a vida imita a arte” ganhar muito mais sentido: a cidade que nunca dorme faz qualquer um entender o que Hollywood quer dizer quando enche as salas de cinema do mundo todo com filmes natalinos que têm a Big Apple como plano de fundo.

Importante centro financeiro de Nova York, Wall Street também se ilumina para as festas de fim de ano.

Se Nova York é o seu destino neste Natal, um bom roteiro permite conhecer a cidade mais a fundo e aproveitar o que ela oferece de melhor.Difícil não cair na tentação de tentar correr de uma ponta à outra da ilha de Manhattan, passando por todos os pontos turísticos, logo nas primeiras horas em solo norte-americano. Por isso, planejar tudo com antecedência facilita a visita aos lugares mais incríveis da cidade, sem atropelos.

A 5ª Avenida é uma das principais e mais sofisticadas vias de Manhattan.

Com um mapa em mãos, você roda pelos cantos principais e pelos endereços mais atrativos sem gastar muito. Em vez de perder tempo lutando por um táxi em um mar de carros amarelos que não são muito afeitos a respeitar as regras de trânsito, prefira o metrô como meio de locomoção.Ainda que alguma das linhas não primem pela conservação, a visita aos subterrâneos da cidade também reserva surpresas.


Casa decorada em Nova York mostra a empolgação dos norte-americanos com a data.

Com cerca de mil quilômetros de linha, 468 estações e 1,4 bilhão de passageiros transportados anualmente, o metrô nova-iorquino inaugurou a primeira linha operacional em 1904. Rodar sob Manhattan é, por si só, histórico.De metrô, você pode chegar sem sustos ao Rockefeller Center, parada obrigatória nessa época do ano. As tradicionais árvores de natal e a pista de patinação no gelo do Plaza Center, na 50th Street com a Quinta Avenida, são a cara da cidade no Natal. Mas torça para que neve pouco no dia do passeio.


Novamente, a icônica árvore de Natal do Rockefeller Center, em Nova York.


Compras
Cheia de lojas, Nova York não é exatamente um convite à economia. Mas é lá que é possível encontrar presentes de todos os cantos do planeta. Pechinchas, se você tiver alguma paciência. Ou a preços mais salgados nas butiques de Manhattan - se economizar não for uma de suas preocupações.Fundada em 1895, a rede Henry Bendel oferece de bolsas, malas e acessórios a jóias, passando por cosméticos, tudo com a sofisticação de uma das lojas mais antigas da ilha. Autodenominada “o playground das garotas”, a loja é o paraíso na terra para mães e filhas, localizada no número 712 da Quinta Avenida.Outra opção tentadora é a Bloomingdale’s Soho, estabelecida desde 2004 no canto mais cool da cidade. Tem de tudo ali: cosméticos Prada, jeans Juicy Couture, Dry Shod, D&G e outras peças com a etiqueta Polo Ralph Loren, Burberry, Hugo Boss, Salvatore Ferragamo e Theory. A loja fica na 504 Broadway, entre a Spring e a Broome Street.

Rockefeller Center e sua tradicional árvore de Natal formam um dos pontos mais emblemáticos da festa em Nova York.


No céu de Nova York
Ver a cidade do alto é o mesmo que entrar num cartão postal. Num dia sem muitas nuvens, do alto do Empire State Building, é possível avistar um raio de até 130 quilômetros – o equivalente aos Estados norte-americanos de Nova Jersey, Pensilvânia, Connecticut e Massachusetts.A mesma visão expandida da cidade e suas fronteiras pode ser obtida do topo do Edifício Chrysler, construído entre 1928 e 1930 na avenida Lexinton.Que tal conhecer pessoalmente os lugares que você só viu em filmes e séries? Eles existem e estão ao seu alcance.Os bares e restaurantes da série Sex and The City, além dos endereços de Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Charlotte York (Kristin Davis), Samantha Jones (Kim Cattrall) e Miranda Hobbes (Cynthia Nixon) podem ser incluídos no roteiro.O apartamento onde a turma de Friends morava, o café onde Jerry Seinfeld, George Constanza, Elaine Bennes e Kramer se encontravam, e a sede do jornal The Daily Bugle, emprego formal de Peter Parker no filme Homem-Aranha também valem o passeio.
Agora que já demos as dicas de programas, é a sua hora de se divertir.

A tradicional árvore de Natal armada no Rockefeller Center.

Um comentário: