domingo, 24 de abril de 2011

Happy Easter!

Moradia em Paris

A blogueira do quadro intercâmbio do Jornal Hoje, fez um post contando tudo sobre moradia em Paris. Achei interessante as dicas e resolvi postar para vocês:


Quando comecei a pesquisar as opções, entrei em contato com agências de intercâmbio (essas que vêem tudo da viagem), só para ver o que elas me sugeriam. A maior parte delas me sugeriu casa de família, em segundo lugar, residência estudantil e depois me ofereceram estúdios da rede Citadines, lindos, confortáveis, maravilhosos, mas com um preço altos de 100 euros a diária!!
Com certeza, casa de família fica mais em conta. Entretanto, eu, particularmente, quero um pouco mais de liberdade. Está certo que é interessante vivenciar os costumes do lugar, mas confesso que me assusta um pouco alguns aspectos do choque cultural. Somos brasileiros, o único povo que praticamente toma banho às vezes duas vezes ao dia (heranças dos hábitos indígenas). Vou estar lá em pleno verão. Quero poder tomar meus 2 banhos, se preciso, sem ficar constrangida.
Outra opção seria a residência estudantil. Sabe quanto custa? 1100 euros por mês aproximadamente no quarto individual com café da manhã. Esses lugares às vezes não têm banheiro individual. Você divide o banheiro, a cozinha, a lavanderia…E o pior: às vezes não tem janela! E não fica mais barato que morar num estúdio.
Dentro desse quadro, eu ainda prefiro a opção de alugar um estúdio. Mas claro com muito cuidado! Muito mesmo! Vou dar algumas dicas que eu consegui conversando com muita gente na cara-de-pau: “sabe aquele irmão-do vizinho-da-tia-da -sua-amiga que morou em Paris? Me dá o e-mail que eu PRECISO falar com ele!” Foi assim!
Além disso, eu sou arquiteta, tenho noção de espaço e presto atenção a detalhes que vocês nem imaginam.
Para essa opção de alugar estúdio, eu sugiro mesmo alugar pela internet. Conheço algumas pessoas que fizeram isso e deu super certo. Mas sempre olhando as fotos.
Olhei no site do jornal “Le Monde” na internet, que eu leio diariamente, e acho uma super dica para quem quer treinar o francês (http://www.lemonde.fr/). Achei a fonte segura, um jornal tão renomado e copio o link de locação de imóveis para vocês: http://immobilier.lemonde.fr/
Ontem me sugeriram esse, que tem até a opção de ser em português: http://www.lodgis.com/pt/ Mas achei o preço bem salgado: não tem nada por menos de 300 euros por semana!
Tem um outro que muitas vezes quem vai para fazer o curso na Aliança Francesa, eles mesmos reservam no http://www.citea.com/hotel/fr/ListItems/13/Paris.html .Geralmente são afastados de Paris, mas há regiões em que é possível pegar o metro e em 5 estações estar em Paris.
Tem também o Petite Announces, que é uma página grátis: http://www.petitesannonces.ch/
O Paris Attitude: http://www.parisattitude.com/
O  Grupo “De Particular a particular”: http://www.pap.fr/
Tem o Explorimmo: http://www.explorimmo.com/ Onde eu encontrei opções bem mais baratas.
E o FNAIM: http://www.fnaim.fr/
Tem o www.meuparis.com com atendimento em Português. Mas não encontrei nada no meu orçamento.
No site Conexão Paris http://www.conexaoparis.com.br/ existe um tópico sobre alugar apartamentos muito interessante. Geralmente são brasileiros que tem apartamentos em Paris e alugam.
Mas o meu favorito mesmo foi o Paristay – www.paristay.com. Dá para ver as fotos, a qualidade do estúdio (que são uma graça!), e ter certeza da segurança do serviço. Conheço gente que alugou e foi ótimo. Nesse site, o mínimo de valor que eu achei foi 800 euros por mês dentro de Paris  (Île-de-France). Acredito que abaixo desse valor, há de se ter muito cuidado.

Algumas dicas durante a pesquisa:
- Não esperem grandes espaços. Em Paris mais de 50% dos apartamentos têm menos de 50 metros quadrados. Os estúdios para estudantes a um preço razoável têm entre 15 e 30 metros quadrados. Para quem não sabe o que é 15 metros quadrados, é um espaço, por exemplo de 3 por 5 metros, um quarto, para nós brasileiros.

- Você acha que mora num apartamento antigo aqui no Brasil? Ele tem 30 ou 40 anos. Nem diga isso a um francês. Há apartamentos lá que têm séculos!

- Apesar do preço alto. Haverá nos sites a descrição de tudo que os estúdios possuem. Use os itens para comparar o custo benefício. Há alguns que tem eletricidade inclusa, outros não. A maioria tem internet wi-fi inclusa, TV a cabo, lavadora de roupa (você economiza com lavanderia), lava-louça, ferro, secadora…fique atento à todas os itens. Se isso é um problema para você, veja também se tem elevador.

 - Eu não alugaria se eu não pudesse ver as fotos. Há muitos sites sem fotos à preços inferiores à 600 euros por mês! Acho que deve haver alguma coisa de errado. Esses estúdios às vezes ficam o ano todo ocupados e acabam ficando “destruídos”. Além disso, um item importante para verificar nas fotos é se tem janela (por incrível que pareça às vezes não tem!). Olhem os detalhes na foto. Olhem se os sofás estão cobertos com um pano. Acontece muito, isso é para disfarçar às vezes um sofá destruído por gatos.

- Não se deixem influenciar, como eu às vezes, pelas  almofadas rosa-pink, vermelhas, que dão um charme e agente acaba achando tudo lindo e não olha o que é importante! É um truque muito usado. Colocar almofadas, louças, mantas coloridas para chamar atenção nas fotos.

- Coloque no Google Maps e veja a localização exata. Pode ser uma roubada ou bem perigoso ficar perto de estações de trem, ou em alguns trechos da região de Pigalle.

- Os estúdios são um cômodo praticamente. Às vezes o banheiro fica dentro da cozinha, a lava-roupas dentro do banheiro. As cozinhas são americanas (abertas para a sala). A sala geralmente tem um sofá cama e podem ter um quarto ou a cama ser na sala mesmo. Quem espera muito glamour, volte para a realidade, é pouco espaço e pouco conforto. Mas eu ainda acho um charme!

- Muito comum também em Paris é morar no sótão dos prédios. Se você é muito alto, pode ser incômodo! Pode ter o teto inclinado em vidro e bater muito sol.

- Muito cuidado com o pagamento, pois conheço gente que alugou pela internet e foi debitado 2 vezes no cartão o mesmo valor.

- Cuidado com o contrato, com os cheques-calção. Não pense que só no Brasil você pode ser vítima de golpes. Tenha cautela. Fotografe o apartamento. Quando você entra no apartamento eles fazem um documento qua chama “etat de lieu”  que fala da situação do apartamento. Depois eles podem depois te acusar de ter estragado alguma coisa. Já ouvi estórias assim. Cuidado com os “les amaques” (os sacanas como eles se intitulam).
O jeito é ficar bem atento.
No meu caso, resolvi não alugar nada. Tenho um tio casado com a irmã da minha mãe que me apresentou uma sobrinha dele no Natal. Ela é portuguesa mas mora em Paris há anos. Ela me convidou para ficar no estudiozinho dela por pelo menos 15 dias para procurar um estúdio lá com calma. Falei com ela apenas um dia, não conheço direito, mas resolvi arriscar. Economizo e faço minha escolha lá com calma. Pessoalmente é outra coisa.


Fonte: http://g1.globo.com/platb/intercambio-fr/page/5/

New York Restaurant Week 2011

Aquavit, comida escandinávia.

Se você estiver/for para Nova York, do dia 24/01/2011 a 06/02/2011, além de ser um privilegiado por fazer essa viagem, será um sortudo também! É porque exatamente nesse período vai ocorrer a Restaurant Week da cidade, com centenas de estabelecimentos oferecendo menus a $ 24,07 no almoço e $ 35 no jantar!
Chance única de enfiar o pé na jaca, sem medo, nem dó, em Nova York!


Como na edição brasileira, é claro que entre tantos lugares, existem aqueles mais especiais, em que você nunca pagaria somente $ 35 para ter um super jantar estrelado.

Quer um bifinho?! rsrs! Só passar no Club A Steakhouse!


Entre os restaurantes mais legais para experimentar, estão participando dessa edição: o Club A Steakhouse e o Smith & Wollensk, para os carnívoros, o Blue Water Grill para quem adora frutos do mar; o Tocqueville e The Central Park Boathouse, clássicos da cidade (o último, localizado bem no meio do Central Park); o The Russian Tea Room (comida russa) e o Aquativ (Escandinávia) para sair do comum e o Mr. Chow New York, super descolado de comida chinesa.

Central Park Boathouse: Vale pela vista!

Para não perder a oportunidade faça sua reserva com antecedência (o máximo que você conseguir), no próprio site http://www.nycgo.com/restaurantweek para não ter que passar vontade. É fácil, tranqüilo e garantido!
Lembrando que nesses preços, não estão incluídas as taxas de serviço e bebida.
Estando em NY, não deixe de aproveitar! Vambora!!!

Mais informações: http://www.nycgo.com/restaurantweek

Fonte: http://www.blogvambora.com.br/?cat=70

Como conseguir bilhetes de teatro mais baratos ou até de graça em Londres.

Quer ver "Os miseráveis" bem barato?! Em Londres dá!


Fazer viagens para Londres, assustam muitas pessoas: tudo em Libras, acomodações e comidas não muito baratas…
Só que a cidade tem um grande chamariz: grande parte das atividades culturais da cidade são super acessíveis ou de graça! Veja o caso de grande parte dos museus da cidade (muitos considerados os melhores do mundo), em que você não paga nada para entrar!
A boa notícia é que nos teatros da cidade (com os mais variados e premiados shows, musicais), a história não é muito diferente!
Uma coisa que poucos visitantes sabem é que dá para comprar ingressos poucas horas antes do show, em bilheterias oficiais chamadas TKTS, nas praças Leicester Square ou Brent Cross, com grandes descontos!

Bilheteria da TKTS.

Estas bilheteiras vendem geralmente os melhores lugares a metade do preço normal e são geridas pela Society of London Theatre, o organismo oficial que representa os teatros de Londres, então é super confiável!
Entrando no site deles, por exemplo, é possível encontrar, por exemplo, Billy Elliot de £65 por £39.50! Ou Os Miseráveis de £75 por £49! Incrível não é?! Importante lembrar que esses descontos só são válidos para ingressos no mesmo dia da peça e devem ser comprados pessoalmente nos pontos de venda (Leicester Square ou Brent Cross).
Outra maneira legal de conseguir ingressos promocionais, se você tem de 16 a 26 anos, é através do site Theatre Fix. Toda semana são colocados no site pacotes de ingressos a preços mínimos, como o dessa semana: o espetáculo Barbershopera por £10 !

Billy Elliot.

Ainda para os menores de 26 anos, o site A Night Less Ordinary, garante até ticktes de graça, para muitas peças na cidade. É só entrar no site, ver as ofertas e fazer a reserva (pelo próprio site deles ou entrando em contato com os teatros, mas nada muito complicado não).
Deu para ver que opções de programas legais e em conta não faltam. É preciso ir atrás, mas viu como dá para fazer viagens baratas em Londres?
Vambora arranjar uns voos Londres e aproveitar muito a cidade?!


Mais Informações:

http://www.tkts.co.uk/
http://www.theatrefix.co.uk/
http://tickets.anightlessordinary.org.uk

Fonte: http://www.blogvambora.com.br/?p=5750