sábado, 18 de junho de 2011

Confira as dicas de Paris da chef Mara Mello

Desde 2007, a chef Mara Mello comanda, na capital paulista, uma pâtisserie que leva seu nome. A ex-administradora de empresas, que abandonou a antiga carreira para se dedicar à feitura de doces finos, adora ir a Paris, onde já esteve mais de dez vezes, a última em setembro. “Gosto de observar os prédios antigos, notando o contraste com os modernos, passear pelos museus, restaurantes e, claro, pelas confeitarias”, conta. Ela selecionou dez butiques de doces — entre pâtisseries, sorveterias e chocolaterias — que os profissionais da área ou simplesmente os gourmets não podem deixar de conhecer. “É difícil achar tantas, e tão boas, concentradas em uma só cidade. Paris oferece um mundo maravilhoso nesse segmento, com tendências de inverno e verão, assim como na moda.”

1. Le Bon Marché É como os melhores empórios, porém maior e mais chique (38 Rue de Sèvres, www.lebonmarche.com). Sempre gasto um bom tempo lá dentro, onde tem de tudo: queijos, embutidos, pães sempre fresquinhos, frutas e verduras, chás, azeites, balas. Adoro a seção dos açúcares! Tem aqueles coloridos em diversos formatos (cubos, estrelas etc.), que ficam chiques para servir nos pires do cafezinho.

2. La Maison du Chocolat
Também adoro esta rede (8 Bouvelard de la Madeleine, www.lamaisonduchocolat.com), que é um pouco mais tradicional e oferece vários doces de chocolate. Os meus preferidos são o éclair, o macaron e o sorvete (que fica em um pequeno freezer na porta durante o verão). E as embalagens são maravilhosas.

3. Jean-Paul Hévin É uma das minhas lojas de chocolate preferidas (231 Rue Saint-Honoré, www.jphevin.com). Há produtos de vários tipos, com formatos, recheios e porcentagens de cacau diferentes. Também são vendidas geleias e compotas e verdadeiras esculturas feitas de chocolate. Mas o delírio total fica para uma vitrine de doces — só de chocolate, claro!


4. Ladurée Muito famosa, a Ladurée (21 Rue Bonaparte, 16 Rue Royale e 75 Avenue des Champs Elysées, www.laduree.fr) é uma pâtisserie mais tradicional. Não deixe de provar os famosos religieuse (éclairs empilhados, recheados com creme gelado e cobertos com foundant, um creme de açúcar de confeiteiro) e os macarons, os carros-chefe da marca. Eu, particularmente, adoro tomar o chá da tarde ou o café da manhã na loja da Bonaparte. Ela é muito charmosa e mais tranquila que a movimentada e frenética filial na Royale — que tem uns delicados fingers sandwich (sanduíches do tamanho de um dedo), em um balcão ao lado do de doces.

5. Lenôtre Esta é outra pâtisserie (15 Boulevard de Courcelles, 40 Rue Cler e 48 Avenue Victor Hugo, www.lenotre.fr) bem famosa e com doces deliciosos, com muitas cores e formatos diferentes, de acordo com a estação. Eu gosto de tudo e é sempre difícil escolher o que comer. Adoro as madeleines (pequeno bolo francês de massa leve servido em lanches). Também procuro escolher o que tem de novo, para experimentar as novas alquimias. 6. Sorveteria Berthillon Só preciso dizer que é o sorvete mais famoso, e delicioso, de Paris. A loja original fica na ilha de Saint Louis (29-31 Rue Saint Louis en l’île), mas a marca é servida em outros cafés da cidade. Mas a de Saint Louis é tão pitoresca e charmosa que vale a pena a visita.

7. Sadaharu Aoki A técnica na hora de fazer os doces é francesa, mas a perfeição é japonesa. O dono oriental desta pâtisserie (56 Boulevard Port Royal, www.sadaharuaoki.com) faz verdadeiras obras de arte, com embalagens modernas e chiques. Ele também insere ingredientes japoneses, como nas madeleines de chá verde ou de gergelim. A loja é pequena e charmosa, e convida a sentar para tomar um delicioso chá.

8. Pierre Hermé Tudo nesta pâtisserie (72 Rue Bonaparte e 185 Rue Vaugirard, www.pierreherme.com) é chique, diferente e delicioso. Eu sempre como o mil folhas de baunilha ou o duas mil folhas de praliné (espécie de farofa crocante de açúcar e amêndoas). Não deixe de experimentar também o croissant, que fica numa prateleira escondidinha no fundo da loja, em frente ao caixa. Os macarons são famosos e deliciosos. Mas chegue cedo, pois depois das 17 horas se forma uma enorme fila fora da loja e muitos itens esgotam — afinal, Pierre Hermé é hoje um dos grandes nomes da confeitaria mundial.

9. Cuisine de Bar Simples e moderno, o Cuisine de Bar (8 Rue Cherche Midi) serve um ótimo café e um chocolate quente que vem em uma tigela de porcelana. Também tem crostinis de salada maravilhosos, então vale também para um almoço light. Mas eu adoro é tomar o café da manhã ali. E como a Cuisine tem porta colada à Poilâne — uma das melhores boulangeries (padarias) da cidade —, assim que pedir o café ao garçom, corra para buscar um croissant e torradas fresquinhas na loja do vizinho e volte para degustar tudo junto.

10. Fauchon Tanto a confeitaria como a loja são maravilhosas. Prepare-se para doces modernos e diferentes, com cores e formatos arrojados. Toda vez que visito a Fauchon (24-26 Place de la Madeleine, www.fauchon.com), saio com uma caixinha com vários itens, sento em uma praça e degusto cada um. Adoro os éclairs, verdadeiras obras de arte. Na última vez que estive em Paris, tive a sorte de desfrutar do famoso festival desses doces. Uma loucura! Experimento vários sabores, mas, como sou chocólatra, acabo apreciando mesmo o de chocolate.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário